Todas as semifinais de Libertadores que o Santos disputou
Confira todas as semifinais de Copa Libertadores da América que o Santos Futebol Clube já disputou em sua história. A equipe paulista é a maior de todo o Brasil e isso não gera dúvidas para ninguém, tendo em vista que já arrecadou diversas das mais importantes taças possíveis. Mostrando também que sabe, além de tudo, alcançar glórias dentro dos gramados.
No entanto, nem somente de campanhas de títulos se vive um clube de futebol. Pensando nisso, realizamos um apanhado de algumas campanhas de destaque do Alvinegro Praiano. Nesse artigo, você relembrará todas as vezes em que o Peixe conseguiu chegar na semifinal da competição continental. Ao todo, foram nove vezes em que isso aconteceu. 1962, 1963, 1964, 1965, 2003, 2007, 2011, 2012 e 2020.
Todas as semifinais de Libertadores do Santos
1962 – Título do Santos na Libertadores
Nos primórdios da Copa Libertadores da América, poucos times conseguiam a classificação para atuar na competição. Isso porque somente os campeões nacionais eram chamados. Mas, como na época o Santos era o principal time do futebol brasileiro, conseguiu emplacar várias participações. Além disso, com um dos melhores elencos do mundo todo, o time conseguia emplacar ótimas campanhas.
Para começar, foram quatro temporadas de destaque em seguida. A primeira, em 1962, começou com o Alvinegro eliminando Cerro Porteño, do Paraguai, e Deportivo Municipal, da Bolívia. Assim, o time de Pelé avançou para as semifinais, onde encarou o Universidad Católica, do Chile. Depois de empatar fora de casa, em 1 a 1, os paulistas venceram por 1 a 0, em casa, avançando até a final. Vale lembrar que a equipe foi a campeã daquela edição, vencendo o Peñarol, do Uruguai, na final.
1963 – Título do Santos na Libertadores
Um ano depois, por ser o então campeão, o Santos já estava garantido na Copa Libertadores da América, avançando diretamente para a fase eliminatória. Na ocasião, o adversário foi o Botafogo, que já tinha ficado com o vice nacional no ano anterior.
Depois de um empate em casa, por 1 a 1, o Alvinegro Praiano foi até o Rio de Janeiro para aplicar uma vitória elástica. No total, 4 a 0 para os paulistas em mais uma semifinal na conta, encerrando o sonho da equipe de General Severiano. A decisão foi vencida pelo Peixe em cima do Boca Juniors.
1964
Em 1964, a mesma história. Como era o então campeão, o time paulista conseguiu uma vaga direta para a fase eliminatória, nas semifinais, não precisando da fase de grupos. Na ocasião, no entanto, as partidas não terminaram nada positivas para os torcedores praianos.
Naquela semifinal, o adversário foi o Independiente, da Argentina, que conseguiu vencer os dois jogos. O confronto em Santos foi 3 a 2 e o no país vizinho terminou 2 a 1. Depois, os ‘hermanos’ ainda conseguiram a taça em cima do Nacional, do Uruguai.
1965
Assim, chegamos no relato da quarta semifinal de Copa Libertadores da América seguida para o Peixe. Campeão brasileiro do ano anterior, a equipe paulista precisou percorrer todo o caminho para tentar a taça pela terceira vez. Para começar, eliminou Universidade de Chile e Universitario, do Peru, na fase de grupos.
Dessa maneira, chegou nas semifinais daquela edição do torneio, tendo como adversário o Peñarol, que levou a melhor. Depois de uma vitória do Alvinegro Praiano em casa, por 5 a 4, o time perdeu fora, por 3 a 2, o que forçou um confronto de desempate. Lá, mais uma vitória uruguaia, por 2 a 1, levando o clube para a final, onde perdeu para o Independiente, da Argentina.
2003
Depois de ganhar o Brasileirão de 2002, o Santos chegou com moral na disputa da Copa Libertadores da América de 2003. Lá, conseguiu uma campanha de respeito, mas que não teve o final desejado. Na fase de grupos, ficou em primeiro em uma chave com América de Cali, da Colômbia, El Nacional, da Venezuela, e 12 de Octubre, do Paraguai, com a segunda melhor campanha geral.
Nas eliminatórias, o Peixe derrubou o Nacional, do Uruguai e o Cruz Azul, do México, até chegar em sua quinta semifinal. Na ocasião, o adversário foi o Independiente Medellín, da Colômbia. Depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0, em casa, os paulistas também arrecadaram um triunfo fora, por 3 a 2 avançando até a final. Depois disso, a decisão naquela edição foi perdida para o Boca Juniors, da Argentina.
2007
Em 2007, o Santos foi para a Libertadores com uma vaga para a fase preliminar, onde derrubou o Blooming, da Bolívia. Então, passou em primeiro em um grupo com Defensor Sporting, do Uruguai, Gimnasia y Esgrima, da Argentina, e Deportivo Pasto, da Colômbia, vencendo todos os jogos e tendo a melhor campanha geral daquela edição.
Posteriormente, na parte eliminatória, derrubou Caracas, da Venezuela, e América do México. Na semifinal, levou a pior contra o Grêmio. Depois de perder fora por 2 a 0, a vitória por 3 a 1 não foi suficiente, classificando o Tricolor por gols fora. O campeão daquele ano foi o Boca Juniors, em cima dos gaúchos.
2011 – Título do Santos na Libertadores
Depois disso, o Santos ainda voltou mais vezes para a semifinal da Copa Libertadores da América e uma delas foi no caminho até conquistar a Glória Eterna. Em 2011, Neymar e companhia brilharam, passando primeiro por ao ficar em segundo no grupo com Cerro Porteño, do Paraguai, Colo-Colo, do Chile, e Deportivo Táchira, da Venezuela.
No caminho até a semifinal foram derrubados América, do México, e Once Caldas, da Colômbia. Assim, no passo antes da final, o Alvinegro Praiano encarou novamente o Cerro Porteño, mas levou a melhor. Depois de vencer por 1 a 0 em casa, um empate em 3 a 3 fora garantiu a classificação. Naquele ano, o time paulista foi campeão em cima do Peñarol, do Uruguai.
2012
No ano seguinte, mais uma campanha de destaque foi vista, mas sem o tetra, que era tão esperado. Para começar, o Santos ficou em primeiro em um grupo com Internacional, The Strongest, da Bolívia e Juan Aurich, do Peru. Depois, passou por Bolívar, também da Bolívia, e Vélez Sarsfield, da Argentina.
Na semifinal, porém, perdeu o Clássico Alvinegro. Depois de ser derrotado em casa, o Peixe não conseguiu reverter o placar e fazer valer o favoritismo do atual campeão, empatando fora e sendo eliminado. O Corinthians foi o campeão naquele ano.
2020
Depois do vice nacional de 2019, o Santos chegou com moral na Libertadores de 2020, chegando longe, mas também perdendo um clássico. Primeiro, Delfín, do Equador, Defensa y Justicia, da Argentina, e Olimpia, do Paraguai, ficaram para trás na fase de grupos. Depois LDU Quito, também do Equador, e Grêmio, foram eliminados.
Assim, a equipe do Peixe chegou na semifinal, contra o Boca Juniors. Na Argentina, um empate sem gols e, na volta, em casa, o Alvinegro conseguiu aplicar um memorável 3 a 0, avançando. No entanto, o Palmeiras foi o campeão daquele ano, no Clássico da Saudade. E essas foram as semifinais de Libertadores disputadas pelo Santos.